Resumo:
O presente trabalho propõe uma análise da infância no processo de construção da identidade negra, especificamente, identificar nos comportamentos e expressões das crianças a aceitação ou não dos traços identitários do negro e conceituar a importância da história para o conhecimento e valorização da cultura afro-brasileira. A metodologia utilizada para essa pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza participativa, pois foi realizado dois momentos em que desenvolvemos uma pesquisa inspirada pelo o teste social da boneca, um trabalho realizado pelo casal Kenneth Clark e Mamie Phipps e no segundo momento de contação de estória. Observamos no comportamento das crianças atitude negativa e de aversão as características negras e a si mesmo. Essa pesquisa possibilitou uma análise de comportamento da construção da identidade negra para as crianças no processo de construção do sujeito.
Descrição:
BARROS, L. L. dos S. A educação no processo de construção da identidade negra. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.