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O setor calçadista brasileiro é destaque mundial em termos de produção e consumo.
No contexto regional, a produção do Nordeste é de suma importância no cenário
nacional e a Paraíba, por sua vez, abriga o maior polo produtivo da região, o polo de
Campina Grande, importante para o desenvolvimento econômico local. Devido a
isso, na cidade de Campina Grande – PB estão instaladas várias lojas varejistas de
calçados locais, nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, esse trabalho tem
por objetivo analisar o processo de reposicionamento da empresa Nega Fulô para
sua expansão na cidade de Campina Grande – PB. Para isso realizou-se um estudo
de caso de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Para a
revisão bibliográfica adotou-se a pesquisa bibliográfica, a qual engloba os conceitos
de Planejamento Estratégico, Segmentação, Posicionamento, Reposicionamento e
Composto de Marketing. Para a coleta de dados realizou-se entrevista semiestrutura
com os sócios da empresa. Adotou-se o método de análise de conteúdo para os
resultados baseados nas técnicas de planejamento e nos 4P’s. Com a análise dos
resultados, conclui-se que o processo de reposicionamento na empresa foi positivo,
mesmo que executado de maneira intuitiva devido à falta de planejamento formal.
Percebeu-se também que os elementos que mais sofreram alterações com o
processo foram produto e praça, enquanto as adequações de preço e promoção não
apresentaram tanto impacto. |
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