Resumo:
A relevância do tema se dá na medida em que, apesar de ter passado mais de um século desde os estudos de Taylor, as organizações ainda procuram respostas aos seguintes questionamentos: como produzir mais? Como incentivar as pessoas a trabalharem mais? Como alavancar os resultados da organização? Como obter o máximo de lucro com as pessoas e equipamentos disponíveis? O presente trabalho tem como propósito analisar o impacto da motivação na alavancagem dos resultados de uma organização financeira. Em relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso na empresa Set Crédito; de um universo de seis funcionários, foi retirada uma amostra de quatro respondentes, afinal os proprietários se abstiveram da pesquisa para evitar a parcialidade das respostas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, bibliográfica, de campo e tem natureza quali-quantitativa. A motivação dos funcionários da Set Créditos se mostrou satisfatória, visto que na maioria das respostas os funcionários demostraram que: se sentiam motivados no ambiente de trabalho; possuíam um ambiente organizacional agradável e ainda possuíam um bom relacionamento com os superiores. Por outro lado, a empresa deve aprimorar alguns pontos que foram apresentados pelos respondentes, tais como: pressão, monotonia do trabalho e diferenças de salários em comparação com outras empresas do mesmo ramo. Enfim, este estudo pode oportunizar formulação de algumas medidas para aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores, elevando o desempenho e consequentemente alavancando os resultados organizacionais. Além disso, sugere-se que estudos futuros possam fazer a correlação dessa temática com liderança, cultura e clima organizacional.
Descrição:
LIMA, E. G. O impacto da motivação na alavancagem dos resultados: o caso de uma organização financeira em Campina Grande - PB. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]