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Este artigo é resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação, que
teve como objetivo analisar as atividades psicomotoras que foram desenvolvidas
durante o período de estágio docente em educação infantil do curso de Pedagogia da
UEPB. Uma Creche e Pré-Escola pública estadual, localizada na cidade de Campina
Grande – PB se constituiu como campo de atuação docente e, concomitantemente, como
campo de investigação. Durante as observações realizadas no campo de estágio foi
constatado que a psicomotricidade era pouco trabalhada pelas professoras e que
algumas sequer sabia do que se tratava. Assim, escolhemos como instrumento de
pesquisa a observação participante e a execução de um projeto de intervenção docente
intitulado: “O corpo em questão: atividades psicomotoras para a turma do pré II”. O
referido projeto foi desenvolvido numa turma com 18 crianças de 04 a 05 anos de idade.
Buscamos na literatura alguns fundamentos da psicomotricidade e da educação infantil
para nos servirem de pontos norteadores, tais como: Oliveira, Le Bouch, Bassedas,Coll,
Marchesi e Palácios, entre outros. A partir das analises feitas com a releitura das
atividades psicomotoras realizadas no estágio docente, com as crianças sujeitos da
pesquisa, percebemos que alguns equívocos foram cometidos no que se refere à
psicomotricidade na educação infantil. Diante dos resultados obtidos pudemos constatar
que algumas das atividades desenvolvidas contemplaram aspectos do desenvolvimento
psicomotor atingindo parcialmente os objetivos propostos pelo projeto de intervenção, o
de desenvolver com as crianças do pré II atividades psicomotoras. Dentre as dez
atividades analisadas apenas quatro trabalhavam o corpo em movimento, uma não
correspondia à faixa etária das crianças e quatro trabalhavam em folhas de papel e em
todas elas foi evidenciada a preocupação com a escrita e não com o desenvolvimento
integral do sujeito, objetivo principal das atividades psicomotoras. Ainda percebemos a
carência de subsídios teóricos que fundamentassem a realização do projeto acima
citado. No processo investigativo foi possível verificar o quanto se faz necessário, nas
práticas pedagógicas de instituições de educação infantil, o desenvolvimento de
atividades que contemplem os aspectos do desenvolvimento psicomotor. |
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