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Esta monografia apresenta os resultados de um estudo acerca do uso da música na Educação infantil. Resulta de uma intervenção realizada na Creche Pré-Escola Municipal Nenzinha Cunha Lima, com alunos da turma do Pré I. A pesquisa objetivava observar as atuais práticas e mostrar as várias possibilidades e formas que se pode trabalhar com a música nas atividades da educação Infantil. Através de um projeto de intervenção foram realizadas atividades que trabalharam o som, o ritmo, a melodia, a letra, a construção artesanal de instrumentos musicais, a contação de estórias sonorizadas e dramatizadas, entre outros. Com ele buscávamos demonstrar como a atual metodologia cotidiana, aliada à música, torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e eficaz, além de promover o desenvolvimento da percepção musical e motora, incentivar a criatividade e a socialização entre as crianças. Para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários documentos oficiais e autores do assunto como: Penna (2008), Brito (2003), Cáricol (2012), Balestreri (2005), Loureiro (2001), entre outros. Esta pesquisa pode ser considerada, quanto à natureza, como empírica, um estudo de caso fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, que forneceu a base para elaboração do roteiro para a observação (registro audiovisual e entrevista aberta/informal) através da vivência com as professoras. Os resultados mostram que a música contribui para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, de perceber e discriminar eventos sonoros diversos, sendo ela instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. |
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