UEPB - Repositório Digital

O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Rosimari dos Santos Silva
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:35:52Z
dc.date.available 2013-09-20T12:35:52Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.87
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2050
dc.description Andrade, R. dos S. S. O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência. 2012. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Esta monografia apresenta os resultados de um estudo acerca do uso da música na Educação infantil. Resulta de uma intervenção realizada na Creche Pré-Escola Municipal Nenzinha Cunha Lima, com alunos da turma do Pré I. A pesquisa objetivava observar as atuais práticas e mostrar as várias possibilidades e formas que se pode trabalhar com a música nas atividades da educação Infantil. Através de um projeto de intervenção foram realizadas atividades que trabalharam o som, o ritmo, a melodia, a letra, a construção artesanal de instrumentos musicais, a contação de estórias sonorizadas e dramatizadas, entre outros. Com ele buscávamos demonstrar como a atual metodologia cotidiana, aliada à música, torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e eficaz, além de promover o desenvolvimento da percepção musical e motora, incentivar a criatividade e a socialização entre as crianças. Para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários documentos oficiais e autores do assunto como: Penna (2008), Brito (2003), Cáricol (2012), Balestreri (2005), Loureiro (2001), entre outros. Esta pesquisa pode ser considerada, quanto à natureza, como empírica, um estudo de caso fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, que forneceu a base para elaboração do roteiro para a observação (registro audiovisual e entrevista aberta/informal) através da vivência com as professoras. Os resultados mostram que a música contribui para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, de perceber e discriminar eventos sonoros diversos, sendo ela instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O uso da música na educação infantil: relato de uma experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta