dc.description.abstract |
Com as constantes mudanças de paradigmas no âmbito educacional, o ensino de
Língua Estrangeira (LE) por fazer parte desse meio, também sofre modificações, e
devido ao advento tecnológico pode-se dizer que é de suma importância que
professores e alunos estejam aptos a interagir com essa nova atmosfera. Mediante
essa esfera tecnológica que está adentrando na sala de aula, é de tamanha
importância a utilização dos gêneros digitais, pois eles podem ofertar ao aluno a
oportunidade de ter um contato constante e ao mesmo tempo direto com a Língua
em estudo, distanciando-se assim, do ensino mecânico que persiste nas aulas de
gramática, e partindo então para uma perspectiva comunicativa de ensino. Sendo
assim, como o professor poderia utilizar o gênero digital Blog como ferramenta para
o Ensino de Línguas e como esse suporte é visto pelos professores? Para tanto,
adotou-se como aporte teórico, os estudos de Bazerman (1994), Kleiman (1995),
Bakhtin (1997), Marcuschi (2004), Xavier (2004), dentre outros autores que
subsidiaram esse estudo. Como estofo metodológico, utilizamos uma entrevista
semi-estruturada com dez professores de Línguas a fim de respondermos as
perguntas que nortearam a nossa pesquisa. |
pt_BR |