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Agências de checagem, uma nova prática do jornalismo no combate às fake news e pós-verdade

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dc.contributor.author Silva, Isabel Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-09-09T13:49:54Z
dc.date.available 2019-09-09T13:49:54Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20534
dc.description SILVA, I. C. de O. Agências de checagem, uma nova prática do jornalismo no combate às fake news e pós-verdade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O jornalismo passa por reconfigurações constantes ao longo dos anos. Tais mudanças ocorrem em decorrência do contexto histórico e os recursos técnicos, sociais e culturais disponíveis na sociedade. Para além dessas transformações, a missão de levar ao cidadão informações baseadas na verdade permanece. Contudo, alguns contextos acabam favorecendo o descumprimento desta missão. Com o surgimento das redes sociais, por exemplos, vivemos os fenômenos da pós-verdade e a proliferação das fake news que têm maculado a prática jornalística. Mas, como o jornalismo tem a capacidade de se refazer, vemos a criação de ferramentas capazes de combater, ou pelo menos amenizar, o efeito do descrédito e demais malefícios das notícias falsas. São as Agências de Checagem, cada vez mais atuantes nesse cenário. A finalidade deste artigo é elencar as principais agências, observar e entender seu funcionamento como uma nova prática do jornalismo. Nesse sentido, foram analisadas cinco agências a partir de uma pesquisa exploratória. Para isso, contribuíram as leituras e apontamentos de autores como Kovack e Rosentiel (2004); Traquina (2005);Karam e Christofoletti (2011); Moretzohn (2002); Pena (2008); e Zarzalejos (2017). Como resultados, vale adiantar que há um trabalho de caráter jornalístico sendo desenvolvido no país no intuito de combater ou amenizar a disseminação de notícias falsas, bem como se forma com isso um novo campo dentro dessa atividade que é o jornalismo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.subject Fake news pt_BR
dc.subject Agência de checagem pt_BR
dc.subject Notícias falsa pt_BR
dc.title Agências de checagem, uma nova prática do jornalismo no combate às fake news e pós-verdade pt_BR
dc.type Article pt_BR


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