UEPB - Repositório Digital

"Juntar letras... juntar sílabas... juntar palavras..." ou da relação entre práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores proficientes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Mirele Barbosa
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:36:14Z
dc.date.available 2013-09-20T12:36:14Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2053
dc.description Tavares, M. B. "Juntar letras... juntar sílabas... juntar palavras..." ou da relação entre práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores proficientes. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho partiu da relevância do tema leitura, na atualidade, e da preocupação da pesquisadora com a ausência de práticas de leitura conseqüentes numa turma de 5º ano. Entende-se que esta ausência interfere negativamente no desenvolvimento da proficiência em leitura e na construção do gosto e do hábito de ler. Definiu-se como objetivo do trabalho analisar a relação entre a prática de leitura em sala de aula e a formação de leitores proficientes. Trata-se de um estudo de campo, utilizando como instrumento a entrevista, questionários e registros de observações do cotidiano da sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram à professora e os 24 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da rede pública de ensino, localizada no bairro de São José da Mata, distrito de Campina Grande-PB. O estudo alude que: a docente e os alunos apresentaram dificuldade em expressar uma concepção de leitura; a docente relaciona a leitura apenas ao desenvolvimento da oralidade, e os alunos a vêem como um processo mecânico de codificação de sinais e símbolos gráficos; a escola não dispõe de uma biblioteca ou sala de leitura e os poucos livros existentes advêm de um projeto chamado de Pró-biblioteca (grande baú de madeira com livros); a docente lê mais paradidáticos, e por necessidade; suas leituras por prazer são as de auto-ajuda; todos os alunos gostam de ler; na classe, lêem o livro didático, e em casa são feitas leituras para realização das atividades extraclasse e também leituras por prazer, as quais são realizadas em revistas, gibis, cordéis, rótulos, etc.; o fato de os alunos, em sala, lerem livros didáticos, e em casa buscarem gêneros textuais bem diferentes, deixa claro que a escola não está influenciando o gosto do leitor, além de limitar o acesso deles a outros materiais escritos; as dificuldades enfrentadas pela docente no trabalho com a leitura são o analfabetismo da família e a falta de estimulo por parte desta; com relação aos alunos as dificuldades no ato de ler, remetem à decodificação dos signos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitores pt_BR
dc.title "Juntar letras... juntar sílabas... juntar palavras..." ou da relação entre práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores proficientes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta