UEPB - Repositório Digital

A função supervisora no cotidiano de uma escola pública no município de Ingá/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Coutinho, Kecia Cardoso
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:36:25Z
dc.date.available 2013-09-20T12:36:25Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.203
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2055
dc.description Coutinho, K. C. A função supervisora no cotidiano de uma escola pública no município de Ingá/PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procurou analisar a função supervisora em uma escola pública na cidade de Ingá. Registramos o papel da Supervisão Educacional praticada ao longo dos anos, desde o caráter controlador e fiscalizador assumido com o fim de servir à realidade político-econômico-social da época, até o caráter de coordenador e orientador do trabalho pedagógico, relevante para o desenvolvimento de um processo educativo eficaz. Os dados bibliográficos foram buscados em diversos autores, a exemplo de Rangel, Ferreira, Libâneo, Medina, Silva Júnior, Silva, entre outros. O tema proposto aborda os desafios da supervisão no cotidiano de uma escola pública, que tem por objetivo atender as exigências de uma escola inserida em uma sociedade em permanente transformação. A pesquisa descritiva qualitativa realizada envolveu entrevistas com a supervisora desta escola, atuante na rede Municipal de Ensino do município de Ingá e os dados coletados revelaram que hoje, ainda existem Supervisores burocráticos, tradicionais, que não acompanham uma educação mais transformadora, inovadora e atualizada, que pouco conhece os pressupostos teóricos, concepções pedagógicas e legislações que permeiam sua função, mas que luta com dificuldades por reciclar-se, por tornar a sua profissão e conseqüentemente a sua pessoa, em agentes contribuidores de um mundo melhor, sendo um mediador e facilitador da transformação do ambiente escolar em um ambiente produtivo, enriquecedor.É preciso, ainda, que a Supervisão Educacional continue buscando sua formação profissional e pelo cumprimento eficaz e responsável de suas funções e atribuições. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Inácio de Araújo Macêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Supervisão educacional pt_BR
dc.subject Supervisor pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.title A função supervisora no cotidiano de uma escola pública no município de Ingá/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta