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As práticas de leitura no contexto da literatura infantil: entre saberes e dizeres no ensino fundamental

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dc.contributor.author Sousa, Gabrielle de Lima
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:36:32Z
dc.date.available 2013-09-20T12:36:32Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2056
dc.description Sousa, G. de L. As práticas de leitura no contexto da literatura infantil: entre saberes e dizeres no ensino fundamental. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é levar educadores e educadoras, alfabetizadores/as, alunos/as e profissionais da educação a descobrirem a importância da literatura infantil e contação de histórias, contribuindo no adequado entendimento do que seja leitura e dar sentido ao que lê. Atualmente, uma das grandes questões que vem sendo discutida pelos estudiosos no âmbito educacional são as diferentes concepções de ensino e aprendizagem no processo de letramento literário das crianças, isto é, um novo olhar que se dá para a construção do saber que envolva a leitura e escrita prazerosa com sentidos. As abordagens acerca das ações do professor/a e aluno/a são essenciais, tendo em vista que a escola é o ambiente social responsável pela informação, desenvolvimento de capacidades e formação de cidadãos ativos. Para tanto, utilizou-se um estudo de caso em uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba, por meio da observação participante e aplicação de questionários, a fim de verificar como se manifesta essa relação com arte de encantar leitores. Os sujeitos da pesquisa são alunos/as de uma sala do 3ª ano fundamental e sua respectiva educadora. Procuramos observar a turma em suas especificidades e interesses e, deste modo, promovemos oficinas de intervenções colaborativas, buscando enriquecer as práticas da literatura infantil em sala de aula. O estudo teve como contribuições teóricas: Abramovich (1997), Alves (2005), Amarilha (1997), Brasil (2001), Chartier (2001), José (2007), Freire (1982), Lajolo e Zilberman (2007), Moreira (2002), Vygotsky (1982) e Zilberman e Silva (1988). A pesquisa é importante, pois já é uma contribuição social que pode auxiliar na compreensão da realidade educativa e na cooperação para uma educação emancipatória. Neste sentido, a literatura infantil, bem como a contação de histórias são objetos de uma arte criadora e particular, proporcionam deleite e desencadeiam expressividade nas mais variadas linguagens. Faz-se necessário que todos que estão envolvidos com a educação percebam a sua real importância, tanto na formação de leitores, escritores e interpretadores de texto, quanto na atratividade em ler, ou seja, o verdadeiro gosto pela leitura numa visão de criticidade e reflexão. Entendemos que o livro infantil e as narrativas proporcionam muitos benefícios, pois é possível sentir emoções interiorizadas que favorecem nos atos do cotidiano, desde a construção de identidades ao despertar para a imaginação, interação e criatividade. Fazem parte desse universo mágico os contos, as lendas, as narrativas, histórias em quadrinhos, a literatura de cordel, poesias e tantos outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Araújo Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title As práticas de leitura no contexto da literatura infantil: entre saberes e dizeres no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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