Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise na abordagem do conteúdo de Eletrólise em sete Livros Didáticos (LD), sendo três LD antes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e quatro LD selecionadas pe lo PNLD. O PNLD faz uma avaliação pedagógica dos LD antes de chegarem às salas de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os objetos de estudo foram analisar os LD para o conteúdo de Eletrólise. Consideramos o livro didático uma ferramenta auxiliar determinante de ensino, sua investigação pode proporcionar indicativos do que é apresentado em sala de aula. Contudo, foram definidos critérios de julgamentos para aspectos de comparação entre os LD e percebeu- se que ao longo dos anos, os LD sofreram diversas mudanças, abraçando as novas tendências em sala de aula e produzindo uma aprendizagem mais significativa. Certamente vale ressaltar ainda, a indispensabilidade de que o professor se atribua de seu papel como mediador, no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da educação transformadora. Ainda, a pesquisa ressalta a relevância do LD como instrumento auxiliar pedagógico e ao mesmo tempo ressalta que por mais íntegro que seja o LD, este não d eve ser o único instrumento a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos mecanismos para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
FARIAS, A. da S. Como os livros didáticos abordam os aspectos da eletrólise antes e depois do PNLD. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.