Resumo:
Para que vamos à escola? Este trabalho trata-se de um relato de experiência didática sobre todo o período de estágio em turmas do ensino fundamental II e médio, além de expor a mudança de percepção de uma bacharela formada acerca do curso de licenciatura. Foi relatado todos os problemas relevantes enfrentados no período de todo o estágio, que durou em média dois meses cada. Um total de 85 aulas foram planejadas e ministradas ao longo de todo o estágio. As aulas e atividades realizadas seguiram a metodologia da problematização com a criação de situações- problema. Quase todo o planejamento das aulas foi baseado em “scripts”, nos quais nós baseávamos toda a aula, incluso as saudações e as perguntas que deveríamos fazer durante a explicação dos conteúdos. Os resultados focam principalmente nos papéis da escola, do docente e na diferença entre duas metodologias utilizadas para as aulas: a tradicional e o uso de situações-problema.
Descrição:
LIRA, F. D. Ciências Biológicas: Quando um bacharel se envolve no magistério - Relato de experiência. 2019. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.