Resumo:
Os meios de comunicação passam por constantes transformações, sobretudo em decorrência do advento de novas tecnologias. Com a popularização da internet, as redes sociais se tornaram um canal necessário para qualquer sujeito ou instituição que pretenda ter visibilidade junto ao público, e, portanto, imprescindível para a comunicação entre políticos e eleitores. Desta forma, o presente trabalho visa analisar as estratégias de comunicação utilizadas no Facebook e no Instagram, tendo como referência e material empírico os conteúdos da campanha eleitoral do Deputado Estadual Chió. O recorte do material analisado corresponde ao período de 16 de agosto à 07 de outubro de 2018 e pretende descrever as estratégias utilizadas no ambiente virtual, bem como a importância das redes sociais para as estratégias de campanha. Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítica embasada a partir dos pressupostos teóricos de autores como Alves (2013); Rossini e Leal (2011); e Yin (2015), dentre outros. De acordo com a análise realizada, concluímos que a campanha implementou as principais técnicas de marketing digital de diferentes formas, conseguindo assim difundir a imagem do candidato e obter resultados positivos.
Descrição:
NASCIMENTO, I. L. N. de A. Marketing político na era digital: a utilização de redes sociais pelo candidato a deputado estadual Melchior Batista. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia]