Resumo:
O estudo possuiu como objetivo central diagnosticar o cenário do ensino do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em escolas municipais de educação integral em Campina Grande – PB. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O público de amostragem foi constituído por professores que ministram o conteúdo nas escolas de ensino integral da rede municipal. O estudo identificou que as Lutas não estão presentes no cotidiano da Educação Física escolar como conhecimento específico da área. O que revela uma um afastamento entre o ensino de Lutas numa perspectiva ampliada e a Educação Física de acordo com seus documentos diretores. Sugere-se a ampliação deste estudo para outras escolas da rede municipal, estadual e particular no sentido de traçar um diagnóstico completo do ensino do conteúdo em Campina Grande – PB a fim de aproximar a realidade atual de ensino nas escolas com a visão ideal que os documentos diretores apresentam para a Educação Física e as Lutas.
Descrição:
BARBOSA, E. D. S. Cenário do ensino de lutas nas escolas de educação integral na cidade de Campina Grande – PB/ 2019. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.