Resumo:
A Qualidade de Vida (QV) é definida pela Organização Mundial de Saúde como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. A ampliação de estudos a respeito dos aspectos da QV provém da necessidade de compreender os vários fatores que compõem os seres humanos, e como cada fator implica na representação do bem- estar como um todo. Nesta perspectiva, foi realizado o presente estudo com funcionários de uma escola pública na cidade de Campina Grande, com 8 trabalhadores, utilizando a metodologia ativa do tipo problematização. Foram obtidas informações a respeito do perfil social em que estão incluídos, bem como participação de conversas em grupo acerca das atividades desenvolvidas em seu ambiente laboral, conversando também a respeito da importância das atividades físicas na execução de suas tarefas e realizando a pratica d a ginástica laboral, nos dois encontros semanais, durante o período estabelecido. Diante do exposto, o presente estudo objetivou estimular atividades para promoção da qualidade de vida, melhorando desta forma, a capacidade do bem-estar do trabalhador, bem como, o condicionamento físico e a sociabilidade entre os seus colegas de trabalho, além de, conversar a respeito da percepção que o mesmo possui sobre seu estado de saúde e seus hábitos de vida.
Descrição:
SILVA, D. L. da. Promoção da qualidade de vida e percepção em saúde do trabalhador de escola pública: Um relato de experiência. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.