Resumo:
De um modo geral, a semântica é a ciência que estuda o significado. No entanto, um estudo mais profundo sobre tal tema comprova que este conceito é um tanto quanto vago, pois o significado dos vocábulos é impreciso e depende do contexto no qual se insere. Neste sentido, a semântica não se interessa simplesmente pelo significado, mas pela complexidade do fenômeno da significação. Desta forma, o presente artigo busca compreender como o livro didático de Cereja e Magalhães, que se intitula “Português: Linguagens”, indicado para o 9º ano do Ensino Fundamental, aborda a semântica, uma vez que o mesmo possui em cada capítulo um tópico intitulado ”Semântica e discurso”. Como o LDP trabalha a semântica, ferramenta imprescindível para quem estuda a língua, sabendo que o LDP é utilizado por alunos do ensino fundamental durante as aulas de língua portuguesa, busca-se entender, a título de objetivo geral, como a semântica é convertida em objeto de ensino pelo manual em questão. Como objetivos específicos, pretende-se verificar se a apropriação do LDP pelas teorias da semântica corresponde ao que estas propõem, bem como observar a contribuição da atividade para o discente que irá utilizar o livro. Os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Gomes (2003), que trabalha as perspectivas teóricas da Semântica; Lyons (1987), que trabalha a problemática da definição desta ciência; Ilari & Geraldi (2006), que trabalham as múltiplas situações que são criadas a partir da palavra pronunciada.
Descrição:
TARGINO, A. R. A semântica como objeto de ensino: apropriações do livro didático de português. 2013. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.