Resumo:
O presente estudo está relacionado à experimentação no ensino de Química, no aspecto de aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula com a realidade dos educandos, de maneira educativa e prazerosa, com o objetivo favorecer a formação de pessoas críticas, capazes de raciocinar, e de formular novos conceitos a partir do surgimento de novas ideias, bem como uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos. A metodologia desta pesquisa é uma análise qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram estudantes de uma escola pública da Cidade de Campina Grande PB. No desenvolvimento da intervenção didática foram utilizados materiais alternativos, que são de baixo custo e que estão inseridos na realidade dos participantes da pesquisa. Os resultados deste trabalho apontam que houve aprendizagem e a metodologia usada favoreceu a aprendizagem dos alunos. É relevante informar que a experimentação alternativa possibilitou as práticas durante as aulas favorecendo a compreensão dos conteúdos trabalho nesta intervenção.
Descrição:
SILVA, M. C. da. Experimentação alternativa como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de ácido e base. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.