Resumo:
Os óleos essenciais são constituídos por uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas aromáticas e são considerados matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Eles possuem aromas característicos e seus componentes químicos são, em geral, responsáveis pela ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre tema óleos essenciais como metodologia para melhorar o ensino- aprendizagem dos conteúdos de química orgânica no ensino médio. Para isso, foi realizada uma busca por artigos em revistas, artigos científicos, periódicos e sites que abordaram a temática óleos essenciais no ensino básico. Foram encontrados aproximadamente 30 artigos que abordavam o tema óleos essenciais para o ensino de química orgânica, envolvendo aspectos teóricos e/ou experimentais. Após análise dos dados obtidos foi possível detectar que os óleos essenciais são bastante utilizados como forma de contextualização dos conteúdos de química orgânica da educação básica, especialmente para o assunto defunções orgânicas,seguido por nomenclatura de compostos orgânicos. Foi visto também a abordagem mais usada foi a experimental utilizando materiais alternativos para realizar a extração dos óleos e a partir do experimento abordar os conteúdos envolvidos e assim, ficou evidente a importância de se trabalhar esta temática no ensino básico.
Descrição:
SOUZA, J. F. de. Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.