UEPB - Repositório Digital

Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Josivan Francisco de
dc.date.accessioned 2019-09-20T17:47:13Z
dc.date.available 2019-09-20T17:47:13Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20806
dc.description SOUZA, J. F. de. Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Os óleos essenciais são constituídos por uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas aromáticas e são considerados matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Eles possuem aromas característicos e seus componentes químicos são, em geral, responsáveis pela ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre tema óleos essenciais como metodologia para melhorar o ensino- aprendizagem dos conteúdos de química orgânica no ensino médio. Para isso, foi realizada uma busca por artigos em revistas, artigos científicos, periódicos e sites que abordaram a temática óleos essenciais no ensino básico. Foram encontrados aproximadamente 30 artigos que abordavam o tema óleos essenciais para o ensino de química orgânica, envolvendo aspectos teóricos e/ou experimentais. Após análise dos dados obtidos foi possível detectar que os óleos essenciais são bastante utilizados como forma de contextualização dos conteúdos de química orgânica da educação básica, especialmente para o assunto defunções orgânicas,seguido por nomenclatura de compostos orgânicos. Foi visto também a abordagem mais usada foi a experimental utilizando materiais alternativos para realizar a extração dos óleos e a partir do experimento abordar os conteúdos envolvidos e assim, ficou evidente a importância de se trabalhar esta temática no ensino básico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Química orgânica pt_BR
dc.subject Óleos essenciais pt_BR
dc.title Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta