dc.contributor.author |
Souza, Maria Virginia dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2019-09-20T19:19:58Z |
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dc.date.available |
2019-09-20T19:19:58Z |
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dc.date.issued |
2012-07-02 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.334 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20826 |
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dc.description |
SOUZA, M. dos. S. Tentativas de uso das ntics na sala de aula de LE: impedimentos que circundam o fazer docente. 2012. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho do professor tem sido bastante discutido frente aos desafios que circundam essa profissão. Um desses desafios é utilizar as NTICs em suas aulas, na tentativa não só de torná-las mais dinâmicas e interativas, fazendo com que essas ferramentas sejam mais que máquinas e se tornem aparatos que melhorem as aulas de LI nas escolas públicas, mas também de conduzir os alunos a compreensão de que estes ferramentas podem e devem ser usadas como recurso de aquisição de conhecimentos que os guiem para sua formação como cidadão ativo da sociedade a qual pertence. Diante desta realidade, nossa pesquisa, que se baseia na abordagem metodológica de cunho qualitativo, traz como objetivo principal a necessidade de investigar porque poucos professores de LE conseguem incluir as NTICs ao seu método de ensino, visando identificar quais impedimentos circundam o fazer desses profissionais. Para alcançar este objetivo, tivemos como dado para análise o discurso dos PCNs e as falas de três professoras de língua inglesa da rede pública de ensino no Estado da Paraíba. Quanto ao documento, procuramos investigar a quem este responsabiliza pelo uso das NTICs, e em referência às docentes, buscamos saber se elas se sentem responsáveis pelo uso desses aparatos tecnológicos e quais dificuldades sinalizam para esta ação. Para o desenvolvimento teórico de nosso trabalho nos fundamentamos: no ISD, com Bronckart (2006) e Machado (2009) que nos forneceu as vozes, como categoria de análise; na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade com Amigues (2004) e Clot (2007 [1999]) respectivamente; nos PCNs do Ensino Médio (2000) e em Perrenoud (2000), entre outros. Ao final de nosso estudo, os resultados sugerem que: (i) os PCNs indicam os professores como responsáveis pelo uso das NTICs; (ii) alguns docentes não fazem uso dessas ferramentas, alegando alguns impedimentos e como consequência não se sentem culpados por esta impossibilidade e (iv) poucos, mesmo enfrentando os desafios que permeiam o uso desses aparatos, conseguem desenvolver atividades em suas salas através das NTICs. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Telma Sueli Farias Ferreira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Novas tecnologias da informação e comunicação (NTICS) |
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dc.subject |
Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) |
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dc.subject |
Interacionismo sócio discursivo (ISD) |
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dc.subject |
Ensino/aprendizagem |
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dc.title |
Tentativas de uso das ntics na sala de aula de LE: impedimentos que circundam o fazer docente |
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dc.type |
Other |
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