UEPB - Repositório Digital

Inclusão escolar de crianças com baixa visão no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, Maria Karoline Nóbrega
dc.date.accessioned 2019-09-20T19:44:51Z
dc.date.available 2019-09-20T19:44:51Z
dc.date.issued 2016-10-26
dc.identifier.issn CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20828
dc.description SOUTO, M. K. N. Inclusão escolar de crianças com baixa visão no ensino fundamental. 2016. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado a “Inclusão de crianças com baixa visão no ensino fundamental” é resultado de uma pesquisa de campo realizada na Escola da Rede Pública Estadual de Campina Grande durante o período de conclusão do curso de graduação em pedagogia, especificamente no semestre 2016.1. Esse estudo tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com baixa visão na escola regular do ensino fundamental, bem como verificar dificuldades que estes alunos enfrentam em relação à interação com os colegas durante as aulas e conhecer práticas pedagógicas adotadas por professoras. Optamos pela pesquisa qualitativa de caráter descritivo analítico. Utilizamos a observação, a entrevista e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Para atender aos objetivos propostos por esse estudo nos acostamos às contribuições teóricas de Fumegalli (2012), Sassaki (1998), Bueno (2001) (1998) (1999), entre outros. A análise dos depoimentos das entrevistas, observações e dos questionários apresentaram a complexidade do processo de inclusão, bem como os inúmeros problemas relacionados à direção do processo de inclusão na escola regular. Percebemos divergências entre o que se foi falado durante as entrevistas, às respostas dos questionários e o que foi visto durante as observações. Concretizar na rotina escolar o que foi estabelecido por lei para atender as crianças com baixa visão apresenta-se como um dos grandes desafios da escola na atualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Rosário Germano Maciel. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Baixa visão pt_BR
dc.subject Escola regular pt_BR
dc.title Inclusão escolar de crianças com baixa visão no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta