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Os tambores de São Luiz: diálogos do sincretismo religioso afro-brasileiro

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dc.contributor.author Silva, Maria Dnalda Pereira da
dc.date.accessioned 2019-09-20T20:19:58Z
dc.date.available 2019-09-20T20:19:58Z
dc.date.issued 2012-07-09
dc.identifier.other CDD 299.689
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20834
dc.description SILVA, M. D. P. da. Os tambores de São Luiz: diálogos do sincretismo religioso afro-brasileiro. 2012. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O campo da sacralidade afro-brasileira é amplo e complexo, consistindo num conjunto diversificado de modelos de culto estudado por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Sendo a questão da religiosidade algo marcante na nossa sociedade e que fica “registrada” na memória do povo, a literatura não se furta em abordá-la, tornando-se comum a representação das experiências religiosas em textos literário, e ainda, bastante ampla a abordagem das cosmogonias afro-brasileiras, principalmente por aquelas produções que procuram inseri-las longe do preconceito as quais estiveram/estão arraigadas. Nesse contexto literário, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, procuramos pensar como sincretismo religioso afro-brasileiro é abordado no romance Os Tambores de São Luís, de Josué Montello. Por meio de apontamentos sobre os aspectos do sagrado como prática cultural afro-brasileira, destacando o fenômeno do sincretismo como processo de transculturação, no qual todas as religiões em contato realizam uma troca mútua de elementos, não desvalorizando nem desmerecendo nenhuma delas. Assim, é objetivo maior deste trabalho apontar no romance fontes que comprovem o sincretismo como instrumento de luta contra a opressão e escravização, como se os negros escravizados buscassem a todo custo a sua dignidade perdida em África e reencontrada por meio do sagrado enquanto prática cultural. Além disso, objetivamos destacar a importância do protagonista, enfatizando o sagrado e o sincretismo inerentes a ele e a sua intima relação com os tambores da Casa das Minas, bem como analisar o sincretismo vivenciado por Damião no Quilombo, na Casa das Minas e sua relação com o catolicismo, alem de atentar para o “tambor” como instrumento utilizado para avocar Damião à luta, como um chamado dos voduns. Assim sendo, vemos o fenômeno do sincretismo presente em toda a narrativa monteliana como necessário para a manutenção da sacralidade afro-brasileira e para luta do povo negro escravizado em busca por sua dignidade. Diante disso, percebemos que o texto monteliano nos possibilita enxergar o sincretismo religioso como prática cultural, trazendo uma visão geral do Tambor de Mina, com seus ritos, mitos, costumes e crenças, bem como da sua relação com o catolicismo. Para a realização de nossa pesquisa, de cunho bibliográfico, tomemos como aportes teóricos estudiosos como Sergio Ferreti (1995), Roger Bastide (2006), Chuce (1999), Geertz (1989), Burke (2003), dentre outros que se fizeram necessários. pt_BR
dc.description.sponsorship orientadora: Andréia Bezerra de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Sagrado pt_BR
dc.subject Sincretismo afro-religioso pt_BR
dc.subject Tambor de Mina pt_BR
dc.title Os tambores de São Luiz: diálogos do sincretismo religioso afro-brasileiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


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