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A região Nordeste concentra grande parte dos brasileiros que não possuem domínio da leitura e da escrita, A Paraíba concentra uma taxa de 42,34% de analfabetismo, superando a média brasileira que é de 24,36%. Diante de tal estatística, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu um programa de extensão intitulado: Educação, Leitura e Arte: por um diálogo entre a cultura popular e a universidade, no qual alguns discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, através da alfabetização, de atividades coletivas de leitura, atuaram no sentido de levar os sujeitos participantes a inserir-se no processo organizacional da sociedade como atores sociais responsáveis para o pleno exercício da cidadania. A partir disso, o objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma experiência vivenciada com o propósito de alfabetizar um grupo composto por treze jovens e adultos residentes da Vila dos Teimosos, situada na região oeste de Campina Grande, ás margens do Açude de Bodocongó. A proposta pedagógica empreendida segue as orientações de alguns teóricos, sendo Paulo Freire (1998) o mais importante, para ele o conceito de alfabetização está associado à leitura de mundo, já que linguagem está atrelada a realidade. Acreditando que é fundamental alfabetizar letrando, de modo que a educação, aqui, privilegiada busca ensinar a ler e a escrever para que o sujeito se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, incorporando leitura e escrita às práticas sociais. |
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