UEPB - Repositório Digital

Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Juliana Simplício
dc.date.accessioned 2019-09-20T21:56:10Z
dc.date.available 2019-09-20T21:56:10Z
dc.date.issued 2017-08-15
dc.identifier.other CDD 374. 012 4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20836
dc.description SILVA, J. S. Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014). 2017. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A região Nordeste concentra grande parte dos brasileiros que não possuem domínio da leitura e da escrita, A Paraíba concentra uma taxa de 42,34% de analfabetismo, superando a média brasileira que é de 24,36%. Diante de tal estatística, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu um programa de extensão intitulado: Educação, Leitura e Arte: por um diálogo entre a cultura popular e a universidade, no qual alguns discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, através da alfabetização, de atividades coletivas de leitura, atuaram no sentido de levar os sujeitos participantes a inserir-se no processo organizacional da sociedade como atores sociais responsáveis para o pleno exercício da cidadania. A partir disso, o objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma experiência vivenciada com o propósito de alfabetizar um grupo composto por treze jovens e adultos residentes da Vila dos Teimosos, situada na região oeste de Campina Grande, ás margens do Açude de Bodocongó. A proposta pedagógica empreendida segue as orientações de alguns teóricos, sendo Paulo Freire (1998) o mais importante, para ele o conceito de alfabetização está associado à leitura de mundo, já que linguagem está atrelada a realidade. Acreditando que é fundamental alfabetizar letrando, de modo que a educação, aqui, privilegiada busca ensinar a ler e a escrever para que o sujeito se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, incorporando leitura e escrita às práticas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Paulo Freire pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Políticas Sociais pt_BR
dc.title Alfabetizar letrando: uma experiência de educação de jovens, adultos e idosos na Vila dos Teimosos - Campina Grande - PB (2013-2014) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta