Resumo:
Este trabalho apresenta um relato de experiência enquanto estudante participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, do curso de Licenciatura em Física da UEPB, de uma intervenção realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio regular na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina / PB. Utilizando a abordagem problematizadora, a aula foi realizada durante um encontro que conteve três momentos e abordou o conteúdo de centro de massa. Um dos objetivos da intervenção era abordar o conteúdo de Física com o auxílio de brinquedos e brincadeiras populares, para tanto, no primeiro momento, foi apresentado aos estudantes um boneco João Bobo e o seu funcionamento, e eles foram questionados do porquê o boneco funciona daquela forma; no segundo momento, fazendo uso da experimentação e problematização para a construção do conhecimento físico foi feita a divisão de grupos e entregues materiais para a confecção do boneco; o terceiro momento foi a consolidação do conhecimento, juntamente com uma atividade avaliativa para verificação da compreensão do tema abordado. No decorrer da atividade, foi possível notar o interesse e o entusiasmo dos estudantes, de forma a nos possibilitar o entendimento de que a proposta foi proveitosa para o tratamento do referido tema, podendo ser utilizada para outros temas dentro do ensino de Física.
Descrição:
SANTOS, V. M. dos. João Bobo e o centro de massa: Um relato de experiência sobre o uso da abordagem experimental para o ensino de Física. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.