dc.contributor.author |
Ramos, Álvaro Antônio Aquino |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-23T18:39:25Z |
|
dc.date.available |
2019-09-23T18:39:25Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888 |
|
dc.description |
RAMOS, Á. A. A. Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho discute a inclusão da pessoa idosa na sociedade, por meio da aprendiza-gem intergeracional inserida às práticas de letramentos de consumo na vida cotidiana. Buscou-se repensar, refletir e reorientar práticas de letramentos por elas vivenciadas, tornando-as mais participativas na sociedade frente as demandas da leitura e da escrita. A pesquisa surge de um minicurso ligado ao projeto de extensão “Práticas de letramen-tos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos”, realizado em parceria com os departamentos de Educação (UEPB) e Química (UEPB), trabalho este no qual fui aluno bolsista pelo período de um semestre e aluno voluntário em outro momento também pelo mesmo período de tempo. O minicurso é voltado à produção e consumo domissanitários: detergente, desinfetante e sabão em barra (composição, uso doméstico, produção e consumo consciente). O trabalho atendeu nove pessoas não uni-versitárias (jovens e adultos), com aulas teórico-práticas ministradas por alunos dos cur-sos de Química, Letras e Pedagogia. Proposta interdisciplinar norteada pelos saberes da Química e discussões sobre Letramento fundadas nos pressupostos da Educação Popu-lar e Educação Inclusiva. Dessa proposta surgiu uma discussão qualitativa focada nas práticas de leitura e escrita baseadas nos saberes da Química refletidas nas atividades domésticas, as quais foram observadas pelos participantes através de um questionário qualitativo avaliativo. Estes dados relevam o retorno social desta atividade proposta quanto à promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável, evidentemente, gerado nas trocas das aprendizagens intergeracionais quanto ao uso, consumo e produção de materiais de limpeza doméstica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Intergeracionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |