UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Álvaro Antônio Aquino
dc.date.accessioned 2019-09-23T18:39:25Z
dc.date.available 2019-09-23T18:39:25Z
dc.date.issued 2019-08-28
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888
dc.description RAMOS, Á. A. A. Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute a inclusão da pessoa idosa na sociedade, por meio da aprendiza-gem intergeracional inserida às práticas de letramentos de consumo na vida cotidiana. Buscou-se repensar, refletir e reorientar práticas de letramentos por elas vivenciadas, tornando-as mais participativas na sociedade frente as demandas da leitura e da escrita. A pesquisa surge de um minicurso ligado ao projeto de extensão “Práticas de letramen-tos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos”, realizado em parceria com os departamentos de Educação (UEPB) e Química (UEPB), trabalho este no qual fui aluno bolsista pelo período de um semestre e aluno voluntário em outro momento também pelo mesmo período de tempo. O minicurso é voltado à produção e consumo domissanitários: detergente, desinfetante e sabão em barra (composição, uso doméstico, produção e consumo consciente). O trabalho atendeu nove pessoas não uni-versitárias (jovens e adultos), com aulas teórico-práticas ministradas por alunos dos cur-sos de Química, Letras e Pedagogia. Proposta interdisciplinar norteada pelos saberes da Química e discussões sobre Letramento fundadas nos pressupostos da Educação Popu-lar e Educação Inclusiva. Dessa proposta surgiu uma discussão qualitativa focada nas práticas de leitura e escrita baseadas nos saberes da Química refletidas nas atividades domésticas, as quais foram observadas pelos participantes através de um questionário qualitativo avaliativo. Estes dados relevam o retorno social desta atividade proposta quanto à promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável, evidentemente, gerado nas trocas das aprendizagens intergeracionais quanto ao uso, consumo e produção de materiais de limpeza doméstica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Intergeracionalidade pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.title Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta