UEPB - Repositório Digital

Crenças, memórias e intuições na narrativa de um professor de inglês - língua estrangeira - em construção

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, José Halmério
dc.date.accessioned 2019-09-23T20:07:08Z
dc.date.available 2019-09-23T20:07:08Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.other CDD 371.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20898
dc.description ARAÚJO, J. H. Crenças, memórias e intuições na narrativa de um professor de inglês - língua estrangeira - em construção. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo apresentar uma (auto)reflexão a respeito das crenças, memórias e intuições que permeiam a nossa constituição como professor de inglês - língua estrangeira. Dessa forma, nossa pesquisa inscreve-se no campo da Linguística Aplicada, ciência (in)disciplinar, híbrida e heterogênea e busca compreender as variáveis dos cenários que influenciam a operação global do ensino de línguas. Para isso, estudamos o que são as crenças, suas características e influências no complexo processo de ensino-aprendizagem e elencamos algumas das crenças e limitações apresentadas pela literatura em relação a ensinar e aprender inglês na escola pública. Antes do contato com a teoria especializada, escrevemos a nossa história de vida, com ênfase em nossa trajetória formativa na e pela língua inglesa. Logo após, fizemos leituras para constituir nosso embasamento teórico, e – conforme sugere a metodologia da pesquisa narrativa – compusemos a nossa narrativa como professor em construção. Essa experiência nos possibilitou uma maior compreensão crítico-reflexiva, nos conscientizamos, com os teóricos estudados, que as crenças se tornam articuladas à medida que agimos e falamos sobre elas e, dessa forma, falar a respeito do nosso trajeto formativo significou ouvir a nós mesmos, identificar nossas limitações e potencialidades como professor em permanente construção. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Me. Celso José de Lima Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de línguas pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.title Crenças, memórias e intuições na narrativa de um professor de inglês - língua estrangeira - em construção pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta