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O caso da metodologia de resolução de problemas e os estágios de regência: uma proposta para a formação do professor de matemática

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dc.contributor.author Assis, Maciel de Souza
dc.date.accessioned 2019-09-25T15:23:11Z
dc.date.available 2019-09-25T15:23:11Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20914
dc.description ASSIS, M. S. O caso da metodologia de resolução de problemas e os estágios de regência: uma proposta para a formação do professor de matemática. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata da Resolução de Problemas e os Estágios de Regência na formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para os licenciandos em Matemática, por meio de um processo de intervenção formativa que envolve teoria, prática e análise da Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Com o intuito de alcançar tal objetivo, realizou-se uma investigação qualitativa, mediante estudo do caso a seguir: um processo de intervenção formativa, com 18 alunos, de uma instituição pública da Educação Básica no interior do estado da Paraíba, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho da cidade de Camalaú/PB na disciplina Matemática no EJA módulo II, que aborda a regência no Ensino Médio. Tal processo foi constituído por cinco fases: Elaboração de planos de aula, Simulação das regências de aula na disciplina Estágio Supervisionado III, Aplicação das regências em aulas de Matemática na escola onde o licenciando estagiava, e Análise do uso da Resolução de Problemas em termos de potencialidades e dificuldades didático-pedagógicas. A coleta dos dados foi realizada durante 4 meses no ano 2018, por meio de estudos de aula, análise documental, observação participante e regências, sendo analisados à luz dos pressupostos teóricos da análise de dados. Concluiu-se que o processo de intervenção formativa permitiu ao futuro professor: i) ampliar seus conhecimentos prévios e construir novos, ii) investigar sua própria prática docente, iii) contrastar uma metodologia com a outra, iv) refletir na e sobre a ação docente, e v) relacionar teoria e prática. Entende-se que este trabalho contribuirá para a área de Educação Matemática, pois o processo de intervenção formativa deu origem a uma metodologia de formação docente e também trouxe elementos para práticas pedagógicas efetivas na Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.title O caso da metodologia de resolução de problemas e os estágios de regência: uma proposta para a formação do professor de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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