dc.description.abstract |
Este trabalho trata da Resolução de Problemas e os Estágios de Regência na formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para os licenciandos em Matemática, por meio de um processo de intervenção formativa que envolve teoria, prática e análise da Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Com o intuito de alcançar tal objetivo, realizou-se uma investigação qualitativa, mediante estudo do caso a seguir: um processo de intervenção formativa, com 18 alunos, de uma instituição pública da Educação Básica no interior do estado da Paraíba, Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho da cidade de Camalaú/PB na disciplina Matemática no EJA módulo II, que aborda a regência no Ensino Médio. Tal processo foi constituído por cinco fases: Elaboração de planos de aula, Simulação das regências de aula na disciplina Estágio Supervisionado III, Aplicação das regências em aulas de Matemática na escola onde o licenciando estagiava, e Análise do uso da Resolução de Problemas em termos de potencialidades e dificuldades didático-pedagógicas. A coleta dos dados foi realizada durante 4 meses no ano 2018, por meio de estudos de aula, análise documental, observação participante e regências, sendo analisados à luz dos pressupostos teóricos da análise de dados.
Concluiu-se que o processo de intervenção formativa permitiu ao futuro professor: i) ampliar seus conhecimentos prévios e construir novos, ii) investigar sua própria prática docente, iii) contrastar uma metodologia com a outra, iv) refletir na e sobre a ação docente, e v) relacionar teoria e prática. Entende-se que este trabalho contribuirá para a área de Educação Matemática, pois o processo de intervenção formativa deu origem a uma metodologia de formação docente e também trouxe elementos para práticas pedagógicas efetivas na Educação Básica. |
pt_BR |