UEPB - Repositório Digital

Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Carlos Rhamon Batista
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:39:46Z
dc.date.available 2019-10-10T13:39:46Z
dc.date.issued 2019-08-26
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20982
dc.description MORAIS, C. R. B. Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho relata uma experiência vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na graduação de Matemática como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e no Programa de Apoio á Formação e ao Ensino-PROAFE com a parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Com o objetivo de se verificar as contribuições dadas por nossa participação nesses projetos, analisamos as contribuições trazidas no estudo de Geometria com a utilizações de materiais didáticos nos anos finais do fundamental II. Desenvolvemos o trabalho por meio da participação nos dois projetos PIBID e PROAFE, dois trabalhos centralizados no ensino de geometria com materiais manipuláveis, os alunos envolvidos foram da Escola Augusto dos Anjos e alunos visitantes do Museu Vivo das escolas Municipais de Campina Grande-PB. Versamos acerca das maiores dificuldades trazidas em sala de aula pelos alunos a respeito da geometria, uma parte histórica da geometria no Brasil e a importância da utilização de materiais manipuláveis, todos fundados com bases teóricas. As atividades observadas foram três atividades realizadas no PIBID e PROAFE, que são o uso do Origami Modular, Animes e o Tangram, através dessas três atividades pudemos verificar a importância na utilização de materiais manipuláveis. No decorrer dessas atividades os alunos envolvidos mostraram um grande entusiasmo, e um olhar curioso de aprender aquilo que tinham tanta dificuldade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Origami modular pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.title Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta