UEPB - Repositório Digital

Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Isis de Lima Silva
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:41:27Z
dc.date.available 2019-10-10T13:41:27Z
dc.date.issued 2019-08-09
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20985
dc.description SANTOS, I. de L. S. Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso traz uma visão crítica ao livro didático de Matemática no que se refere à utilização da Arte nos processos de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal verificar não só a frequência, mas também a forma como a Arte, mais especificamente, como as pinturas estão sendo empregadas nos livros didáticos analisados. De acordo com Zaleski Filho (2013) a relação entre Arte e Matemática esteve, por muitos e muitos anos, deixada de lado, pois alguns estudiosos famosos na área da Matemática entendiam que não havia proximidade entre estes dois ramos de conhecimento que trouxesse contribuições positivas e importantes para o conhecimento humano. Para a realização desta pesquisa foram utilizados doze livros didáticos, três coleções diferentes de livros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir das pinturas encontradas foi observado que elas não cumpriam o mesmo papel nos processos de ensino e aprendizagem, então, assim como Bianchi (2006) foram criadas categorias de acordo com suas características para posteriormente escolher uma coleção de livros didáticos para analisar mais a fundo. Após a coleção ser escolhida e analisada, foi possível perceber que a quantidade de pinturas é mais satisfatória que a qualidade no que se refere à contribuição nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, é fundamental que os professores de Matemática, neste caso, observem vários aspectos no momento da escolha dos livros didáticos, livros estes que tem como objetivo aumentar a conhecimento de maneira significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Uma análise sobre a inserção de pinturas artísticas em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta