Resumo:
O presente estudo surge da experiência de estágio supervisionado numa turma da Educação de Jovens e Adultos - EJA e o trato do corpo nas aulas de Educação Física escolar a partir do projeto educativo 'Meu corpo, minhas regras!'. Tem por objetivo geral, identificar as marcas de instituições sociais na construção dos corpos e suas consequências na vida dos jovens, adultos e idosos na maneira de olhar para si e para o outro e como objetivo específico, apontar caminhos para o trato das práticas corporais possibilitando para os educandos à construção de valores: respeito, empatia e condescendência. A pesquisa é de natureza qualitativa caracterizando-se do tipo intervenção pedagógica. A EJA é uma modalidade escolar que melhor representa essa diversidade de identidades facilitando o desenvolvimento de aulas direcionadas a desconstrução dos rótulos e paradigmas estabelecidos cultural e historicamente pela sociedade a respeito do corpo.
Descrição:
SILVA, D. C. N. da. O trato do conhecimento sobre o corpo na Educação de Jovens e Adultos na educação física escolar. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.