Resumo:
O presente artigo, expressa os resultados obtidos no estudo sobre as dificuldades que
os alunos da 1ª série do ensino médio têm de conceituar as categorias geográficas. Foi
realizado um questionário-diagnóstico com os alunos da escola Centro Educacional Monteiro
Lobato, localizada no município de Esperança PB. O questionário-diagnóstico tem como
propósito demonstrar as dificuldades obtidas em relação a aprendizagem e ensino de
categorias geográficas, empregando-o para auxiliar no entendimento e no cotidiano dos
alunos. Sendo assim, foram aplicadas dez questões onde suas perguntas estavam relacionadas
às categorias de: paisagem, território, lugar espaço e região. Descrevendo-as segundo alguns
paradigmas da Geografia. Utilizando os resultados obtidos como subsídio para empregar
algumas propostas de como trabalhar as categorias, e relacionando à vida dos alunos, e que os
mesmos percebam o espaço vivenciado e a partir desse entendimento possa empregar
corretamente as categorias geográficas.
Descrição:
GUIMARÃES, D. S. Conceitos geográficos de análise: uma percepção a partir dos alunos do Ensino Médio. 2016. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.