dc.contributor.author |
Barbosa, Manuela da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-21T20:54:49Z |
|
dc.date.available |
2019-10-21T20:54:49Z |
|
dc.date.issued |
2019-09-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21017 |
|
dc.description |
BARBOSA, M. da S. Alfabetização e letramento: uma nova perspectiva de aprendizagem. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a prática do letramento dentro
da prática alfabetizadora nos anos iniciais, no sentido de seu comprometimento com a
alfabetização em sala de aula, e como objetivos específicos pretendemos a) diferenciar
os conceitos de alfabetização e letramento; b) identificar os métodos utilizados no
processo de aprendizagem e c) discutir a tecnologia em sala de aula, no processo de
alfabetização e letramento.Tendo como metodologia uma pesquisa exploratória
elaborada durante o componente curricular “Alfabetização e Letramento” do curso de
Pedagogia no semestre 2018.1 da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I,
Campina Grande - PB. E objetiva refletir sobre a prática alfabetizadora nos anos
iniciais, a partir de entrevistas com duas professoras que lecionam na rede Municipal de
ensino do município de Barra de Santana e do município de Gado Bravo. Discutimos a
alfabetização como a apropriação do sistema linguístico e do letramento como prática
social. É importante ressaltar que se compreenda a alfabetização como o processo de
apropriação da escrita alfabética e o letramento é o resultado competente da leitura e da
escrita nas práticas sociais, desde que o sujeito saiba fazer uso dessas práticas sociais de
leitura e de escrita. Associado a isso, ressaltamos também o processo do letramento
daqueles que não adquiriram o sistema linguístico ainda, mas que podem ser
considerados letrados, a depender do contexto histórico e cultural no qual estão
inseridos. Apontamos a partir das perspectivas tradicionais de ensino baseada na forma
de métodos sintético e o método analítico e da perspectiva construtivista.Contudo, é
notável que alfabetizar é um dos processos mais importantes na vida escolar da criança
onde resultará marcas positivas e negativas que permaneceram marcadas em suas
memórias. Discorremos a partir da visão de autores como Soares (1999), Soares (2003),
Morais e Albuquerque (2010), Lorenzet e Girotto (2010), Melo (2012) e Brito e Rasia
(2017), entre outros. Concluímos que é de fundamental importância o
comprometimento dos professores em buscar novas formações e de aplicar dentro de
sala de aula novas metodologias de ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Farias Antero |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização e letramento: uma nova perspectiva de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |