dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva analisar a importância e a funcionalidade de recursos didáticos
no processo de alfabetização de alunos não alfabetizados e que se encontram em situação de
distorção idade/ano, considerando uma escola da rede municipal de educação do município de
Queimadas/PB, mais precisamente no 4º ano. Buscamos refletir acerca dos conceitos de
alfabetização e letramento, considerando a organização curricular em sistema de ciclos de
aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, procurando integrar teoria e
prática; observação, ação e reflexão; relatando e analisando uma experiência com os alunos
não alfabetizados. Essa experiência foi oportunizada pelo Programa de Residência
Pedagógica, instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da
Educação (MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade contribuir para a formação inicial de
estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira. O
problema da situação de distorção idade/ano é refletido na desmotivação dos alunos frente ao
processo de aprendizagem e na falta do sentimento de pertencimento ao ambiente escolar,
podendo resultar em evasões. Esse problema pode não estar atrelado a dificuldades
cognitivas, como abordado neste trabalho. Os alunos em questão não apresentavam qualquer
diagnóstico ou vidência de problema de deficiência ou transtorno mental. Conclui-se que as
dificuldades de aprendizagem se encontravam associadas aos processos de ensino e
aprendizagem, especialmente, à metodologia a que foram submetidos até então, uma vez que
em apenas dois meses conseguiram avançar significativamente no processo de alfabetização e
letramento, tendo se constado isto por meio de avaliação contínua, proveniente de observação
e exercícios de leitura e escrita. Para mudar a realidade encontrada foi necessária uma atenção
maior e uma metodologia diferenciada com recursos didáticos específicos para contribuir com
o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Alguns dos autores utilizados foram:
Soares (2017), Carvalho (2015), Castro (2015), Engel (2000), entre outros. |
pt_BR |