UEPB - Repositório Digital

A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Rosângela Dias carvalho do
dc.date.accessioned 2019-11-06T22:54:23Z
dc.date.available 2019-11-06T22:54:23Z
dc.date.issued 2016-07-27
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054
dc.description NASCIMENTO, R. D. C. do. A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades. 2016. 56 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Reflete-se, neste trabalho, sobre o gênero reportagem como ferramenta pedagógica, em aulas de Língua Portuguesa. Perspectivas educacionais são analisadas com o intuito de compreenderem-se desafios epistêmico-pedagógicos contemporâneos e de perceberem-se necessidades de adoção de novas atitudes epistêmico-metodológicas no campo educativo. Estes exames são feitos em contraponto com averiguações de técnicas e concepções na área de Jornalismo, buscando-se identificar como esses elementos podem ser aproveitados no espaço escolar. A investigação sobre o gênero reportagem é feita no sentido de descobriremse implicações de seu emprego no ambiente educativo, na direção de um proceder pedagógico dinâmico, lúdico e agradável para os aprendizes. No primeiro capítulo, desenha-se o cenário educativo brasileiro, traçando-se seu movimento histórico e sua situação epistêmicopedagógica. O ambiente escolar é ali examinado em diálogo com o documento Pátria Educadora e tendências pedagógicas são analisadas como chaves para identificação de possíveis autoritarismos no contexto escolar. No segundo capítulo, concepções e técnicas na área de Jornalismo são averiguadas em contraponto com questões epistêmico-metodológicas de ensino, quanto ao aproveitamento das possibilidades quinestésico-sensoriais do discente. Ressalta-se o gênero reportagem como instrumento didático, vislumbrando-se a escola pública como possível instância de aplicação, buscando-se identificá-lo como fator de contribuição para um fazer didático mais dinâmico e atrativo para discentes e docentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Professor Dr. José Arlindo de Aguiar Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gênero reportagem pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Pátria educadora pt_BR
dc.title A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta