Resumo:
Reflete-se, neste trabalho, sobre o gênero reportagem como ferramenta pedagógica, em aulas
de Língua Portuguesa. Perspectivas educacionais são analisadas com o intuito de
compreenderem-se desafios epistêmico-pedagógicos contemporâneos e de perceberem-se
necessidades de adoção de novas atitudes epistêmico-metodológicas no campo educativo.
Estes exames são feitos em contraponto com averiguações de técnicas e concepções na área
de Jornalismo, buscando-se identificar como esses elementos podem ser aproveitados no
espaço escolar. A investigação sobre o gênero reportagem é feita no sentido de descobriremse implicações de seu emprego no ambiente educativo, na direção de um proceder pedagógico
dinâmico, lúdico e agradável para os aprendizes. No primeiro capítulo, desenha-se o cenário
educativo brasileiro, traçando-se seu movimento histórico e sua situação epistêmicopedagógica. O ambiente escolar é ali examinado em diálogo com o documento Pátria
Educadora e tendências pedagógicas são analisadas como chaves para identificação de
possíveis autoritarismos no contexto escolar. No segundo capítulo, concepções e técnicas na
área de Jornalismo são averiguadas em contraponto com questões epistêmico-metodológicas
de ensino, quanto ao aproveitamento das possibilidades quinestésico-sensoriais do discente.
Ressalta-se o gênero reportagem como instrumento didático, vislumbrando-se a escola pública
como possível instância de aplicação, buscando-se identificá-lo como fator de contribuição
para um fazer didático mais dinâmico e atrativo para discentes e docentes.
Descrição:
NASCIMENTO, R. D. C. do. A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades. 2016. 56 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.