Resumo:
O presente trabalho surge como resposta a uma investigação que visou conhecer as
principais dificuldades e possíveis soluções para o ensino de geografia apontada pelos professores
que realizam esse ensino nas escolas públicas de ensino da cidade de Araruna-Pb. Para isso, o
trabalho fez uma revisão bibliográfica com alguns autores que discutem o ensino de geografia,
visando tanto conhecer melhor os aspectos históricos, como os principais problemas do ensino
escolar desta disciplina. Para estudar a realidade local, desenvolvemos um questionário com 15
questões objetivas e subjetivas. O propósito dessas questões foram tanto formar um perfil desses
professores, como conhecer sua atuação e percepção sobre o ensino de geografia em Araruna. Os
resultados demonstraram que temos problemas no que se refere à formação; compreensão dos
objetivos do ensino de geografia escolar, mas que podem ser resolvidos, como apontam os próprios
professores, com mais capacitação desse corpo docente.
Descrição:
CRUZ, Antonio Luís. Ensino de geografia na cidade de Araruna: desafios e possibilidades. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.