Resumo:
Sabemos que ao longo de décadas a nossa sociedade tem estabelecido papéis e
estereotipado comportamentos em relação aos gêneros feminino ou masculino. O
cenário educacional por ser responsável direto de ações que formam os novos
cidadãos possui uma parcela de responsabilidade por propagar e perpetuar
socialmente essa divisão entre as atividades femininas e as masculinas. Nesse
sentido pesquisa a presente pesquisa busca analisar como professores contribuem
através de suas práticas, para a desconstrução do machismo. A pesquisa de
natureza qualitativa e caráter exploratório foi desenvolvida em uma escola da cidade
João Pessoa tendo como sujeitos, 08(oito) professoras da Educação Infantil e das
séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo revelou que há uma preocupação
efetiva por parte das docentes em discutir gênero, e que estas profissionais não
estão teórica e metodologicamente devidamente preparadas para tais discussões.
Descrição:
MENDES, Angélica Patrícia da Silva. Desconstruindo o machismo: Olhares para a escola. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.