UEPB - Repositório Digital

O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Thamara Guedes
dc.date.accessioned 2019-11-21T17:26:33Z
dc.date.available 2019-11-21T17:26:33Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178
dc.description LIMA, T. G. O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB. 2019. 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Correlacionando a importância do brincar como aparato pedagógico de inclusão na Educação Infantil, o estudo aqui exibido tem como objetivo analisar o brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Creche Gercina Alves Ferreira, no município de Riachão do Bacamarte – PB. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica, observação e diário de campo, aplicando-se um questionário com professores da área, elencando a importância do brincar, com que frequência os alunos têm acesso à brincadeira em sala de aula e como os alunos com TEA são incluídos nas brincadeiras com as outras crianças tidas como “normais.” A partir das observações e respostas dadas ao questionário pelas professoras, compreendemos que apesar das mesmas não terem uma formação especializada na área de Espectro Autista elas se esforçam buscando estratégias para que essas crianças sejam incluídas a partir de algumas brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Dessa maneira, conclui-se que o brincar como recurso pedagógico trás inúmeros benefícios para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, em especial aquelas que possuem um nível de transtorno atípico. Para a produção desse trabalho nos apoiamos teoricamente em autores a exemplo de Meirieu (2002); Mantoan (1998); Januzzi (2004); Winnicott (1975) pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Ms. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject TEA pt_BR
dc.title O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta