dc.contributor.author |
Lima, Thamara Guedes |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-21T17:26:33Z |
|
dc.date.available |
2019-11-21T17:26:33Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21178 |
|
dc.description |
LIMA, T. G. O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB. 2019. 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Correlacionando a importância do brincar como aparato pedagógico de inclusão na
Educação Infantil, o estudo aqui exibido tem como objetivo analisar o brincar como
recurso pedagógico para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) na Creche Gercina Alves Ferreira, no município de Riachão do Bacamarte –
PB. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica, observação e diário de
campo, aplicando-se um questionário com professores da área, elencando a
importância do brincar, com que frequência os alunos têm acesso à brincadeira em
sala de aula e como os alunos com TEA são incluídos nas brincadeiras com as
outras crianças tidas como “normais.” A partir das observações e respostas dadas
ao questionário pelas professoras, compreendemos que apesar das mesmas não
terem uma formação especializada na área de Espectro Autista elas se esforçam
buscando estratégias para que essas crianças sejam incluídas a partir de algumas
brincadeiras desenvolvidas em sala de aula. Dessa maneira, conclui-se que o
brincar como recurso pedagógico trás inúmeros benefícios para inclusão de alunos
com Transtorno do Espectro Autista, em especial aquelas que possuem um nível de
transtorno atípico. Para a produção desse trabalho nos apoiamos teoricamente em
autores a exemplo de Meirieu (2002); Mantoan (1998); Januzzi (2004); Winnicott
(1975) |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof.ª Ms. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
TEA |
pt_BR |
dc.title |
O brincar como recurso pedagógico para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na creche Gercina Alves Ferreira, no município do Riachão do Bacamarte - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |