Resumo:
Em meio a tantas mudanças e um mercado cada vez mais exigente e competitivo, o improviso e amadorismo não mais são empregados em empresas que têm o intuito de ao menos se manter no mercado. Dentro desta perspectiva e partindo do pressuposto prático de que até então a empresa UNIKENKO não faz uso de nenhuma ferramenta administrativa, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo de planejamento financeiro de curto prazo para a empresa em questão, a fim de profissionalizar as operações e gerar informações pertinentes, para que os gestores possam ter subsídios suficientes para auxiliar na tomada de decisão, seja ela de investimento ou financiamento. Para tanto, elaborou-se inicialmente um orçamento de receitas para o primeiro semestre de 2012, onde foi feita uma projeção das vendas para tal período. Posteriormente, elaborou-se o orçamento das despesas necessárias para atender à demanda projetada. Finalmente, de acordo com as projeções de receitas e despesas, elaborou-se o fluxo de caixa projetado para o período, o qual nos dá a oportunidade de visualizar um possível cenário, onde se observou certa necessidade de caixa em determinado mês e, diante disso o gestor pode buscar alternativas para sanar aquele possível problema antes do mesmo se evidenciar. Caracterizando assim, a principal finalidade do planejamento financeiro: evitar surpresas e dá a possibilidade de buscar planos alternativos antecipadamente caso ocorram imprevistos.
Descrição:
ALMEIDA, D. W. P. de. Planejamento financeiro como instrumento de gestão: o caso da Unikenko do Brasil - Campina Grande/PB. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. [Artigo]