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Atualmente, o processo de ensino/aprendizagem de produção textual nas escolas, sobretudo no
que se refere ao gênero dissertativo-argumentativo, exigido pelo Exame Nacional do Ensino
Médio – ENEM, demonstra uma grande dificuldade na formação de escritores críticos e
habilmente competentes. Com isso, a necessidade de se valer de novas metodologias se torna
cada vez maior, tanto para professores como para a organização escolar, sendo importante
atentar para os novos modelos de currículo ora propostos. Considerando o modelo curricular da
Escola Cidadã Integral – ECI, o presente estudo investiga o processo da escrita e sua evolução,
bem como a desenvoltura na escrita durante o processo contínuo de reescrita, tendo como
critério modelos pedagógicos e metodologias que possam contribuir para o desenvolvimento da
escrita e suas técnicas dentro deste novo modelo escolar. Para tanto, analisam-se as produções
escritas de duas alunas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campina
Grande – PB, com o objetivo de identificar como o processo de implementação e efetivação das
Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba interferiu no ensino de produção textual,
especificamente, do texto dissertativo-argumentativo. Desse modo, parte-se de uma análise
comparativa de produções de textos da fase inicial do primeiro ano da implantação da escola
integral e da fase final do primeiro semestre deste mesmo ano. Alguns teóricos como Bakhtin
(2000), Fiorin (2015; 2016), Bezerra (2007; 2018), Melo Neto e Morais (2017), Breton (2003)
e Geraldi (2013) foram substanciais para a fundamentação deste estudo, além de documentos
específicos, tais como: BNCC (2017), PNE (2014-2024), Diretrizes ECI (2019) e Redação no
ENEM (2018). De acordo com o estudo desenvolvido, foi possível concluir que os resultados
obtidos com as produções textuais no fim do primeiro semestre apontam uma notória evolução
da escrita contemplada pela metodologia inovadora, de modo que a nova fórmula pedagógica
modifica a forma como o estudante da escola pública é preparado para produzir uma redação
satisfatória e que atenda às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio. |
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