Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender a educação do campo no Brasil,
enquanto uma realidade concreta na contemporaneidade, baseando-se a discussão
na principal legislação envolvendo educação. O foco está na compreensão de como
tais leis têm contribuído para o desenvolvimento de uma educação voltada para as
pessoas que residem e constroem suas vidas no campo. Daí a importância das lutas
pela terra e pelo acesso a educação, a partir dos movimentos sociais, em especial a
organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Muitas
práticas pedagógicas são aquelas mais intensas e articuladas, nossa preocupação é
com os relacionamentos que estão fora de laços entre as políticas públicas,
instituições, diversidade cultural, identidades e memórias.
Descrição:
BARBOSA, Josenildo Marques. Educação do campo: problemas e perspectivas. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.