dc.contributor.author |
Gomes, Edcleide Trajano |
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dc.date.accessioned |
2019-12-09T23:23:23Z |
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dc.date.available |
2019-12-09T23:23:23Z |
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dc.date.issued |
2019-11-20 |
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dc.identifier.other |
CDD 374 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21278 |
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dc.description |
GOMES, E. T. O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: algumas reflexões acerca da prática pedagógica. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) favorece a oportunidade aos educandos de reingressar
a sala de aula, para aqueles que não conseguiram acesso ao ensino na idade apropriada.
Educandos que estiveram fora do processo educacional por muito tempo, com a finalidade de
fornecer um aprendizado eficiente e igualitário para os educandos assim como amenizar o
tempo perdido pelo atraso que eles sofreram. Diante da relevância dessa modalidade de
ensino que proporciona meios para inclusão do sujeito no sistema educacional, assim como na
sociedade, foi desenvolvido este trabalho objetivando suscitar algumas reflexões como de que
forma o ensino de língua portuguesa está sendo desenvolvido para essa parcela de educandos.
O objetivo geral o qual norteou a execução do trabalho baseia-se em analisar como as práticas
pedagógicas instituídas pelo professor de língua portuguesa veem sendo ofertada para os
alunos da EJA. Como específicos temos: Como as práticas pedagógicas instituídas pelo
professor de LP, têm contribuído para o aprendizado desses alunos; refletir sobre as
dificuldades em estabelecer práticas pedagógicas abrangentes na EJA; analisar as estratégias
de ensino utilizadas pelo professor na EJA, tendo em vista o perfil diversificado e heterogêneo
dos alunos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de campo na escola José Miguel Leão
situada na cidade de Campina Grande (PB), para coletar os dados, os quais subsidiaram o
desenvolvimento do seguinte trabalho. O percurso metodológico utilizado consiste na
pesquisa quantitativa de campo, através da observação das atividades pedagógicas
desenvolvidas pela professora no fundamental II, da EJA nos ciclos III e IV as quais nos
proporcionaram subsídios necessários para as análises dos dados assim como para a execução
do trabalho, sob o qual foi estruturado com as contribuições dos estudiosos Leite (2006),
Antunes (2006) e Almeida (2004). Mediante os resultados obtidos pelas observações e
análises, obtivemos uma visão de como as aulas de língua portuguesa estão sendo
desenvolvidas na EJA. Que mesmo diante dos avanços que ocorreram no ensino de língua
portuguesa mediante as pesquisas desenvolvidas na área, o ensino ainda se encontra embasado
por práticas pedagógicas tradicionais. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Profª. Ms. Kátia Faria Antero |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação de jovens e adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: algumas reflexões acerca da prática pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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