dc.contributor.author |
Albuquerque, Roberta da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-10T16:13:40Z |
|
dc.date.available |
2019-12-10T16:13:40Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21298 |
|
dc.description |
ALBUQUERQUE, R. da C. Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de leitura adotadas por
professores da EJA no ensino da língua materna, identificadas em depoimentos
resultantes da aplicação de um questionário, verificando sua relação com as práticas
sociais da leitura. Como contribuições teóricas respaldamo-nos nas teorias
desenvolvidas por Martins (2006), Koch (2006), Antunes (2003), Soares (2012),
Kleiman (1995, 2005, 2007), acerca do ensino de leitura e do letramento, bem como
nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Propostas Curriculares para a
EJA: segundo segmento (2002). Nossa pesquisa se apoia em uma abordagem
qualitativa, utilizando-se como instrumento para coleta de dados, a aplicação
individual de um questionário, de elaboração própria, com quatro professores atuando
na modalidade EJA do ensino fundamental II, em uma escola pública situada na
cidade de Queimadas-PB. Os resultados obtidos apontam que os professores
atuantes na modalidade EJA indicam não trabalharem a leitura na perspectiva do
letramento, fato que parece não viabilizar a inserção dos sujeitos da modalidade EJA
de forma ativa na sociedade em que vivem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Dalva Lobão Assis |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |