UEPB - Repositório Digital

Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Roberta da Costa
dc.date.accessioned 2019-12-10T16:13:40Z
dc.date.available 2019-12-10T16:13:40Z
dc.date.issued 2019-11-25
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21298
dc.description ALBUQUERQUE, R. da C. Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de leitura adotadas por professores da EJA no ensino da língua materna, identificadas em depoimentos resultantes da aplicação de um questionário, verificando sua relação com as práticas sociais da leitura. Como contribuições teóricas respaldamo-nos nas teorias desenvolvidas por Martins (2006), Koch (2006), Antunes (2003), Soares (2012), Kleiman (1995, 2005, 2007), acerca do ensino de leitura e do letramento, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Propostas Curriculares para a EJA: segundo segmento (2002). Nossa pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para coleta de dados, a aplicação individual de um questionário, de elaboração própria, com quatro professores atuando na modalidade EJA do ensino fundamental II, em uma escola pública situada na cidade de Queimadas-PB. Os resultados obtidos apontam que os professores atuantes na modalidade EJA indicam não trabalharem a leitura na perspectiva do letramento, fato que parece não viabilizar a inserção dos sujeitos da modalidade EJA de forma ativa na sociedade em que vivem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Leitura no ensino da EJA: concepções subjacentes à prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta