Resumo:
Este trabalho aborda como os usos de ferramentas de aprendizagem podem oferecer variados
substratos na aprendizagem de língua inglesa. Ao utilizar o jogo de xadrez no espaço de uma
disciplina eletiva percebemos que a mediação entre professor e aluno é terreno fértil para a
instrumentação lúdica, como também de reflexão sobre os moldes de ensino e de
aprendizagem. Nesse percurso, o professor como mediador de conhecimento também é
posicionado como pesquisador. Longe de ser algo inédito, o xadrez em sala de aula é
percebido por uma vasta literatura como artefato de ensino e abordagem lúdica, o esforço aqui
empreendido é baseado na teoria da zona do desenvolvimento proximal de Vygotsky,
trazendo de forma sucinta como uma abordagem sociointeracionista pode contribuir de forma
positiva para o desenvolvimento linguístico. Sendo o xadrez um jogo de tabuleiro que por
vezes ficou restrito às classes não populares, acreditamos que o ensino do xadrez aliado a
metodologias de ensino de uma língua não materna podem criar panoramas de reflexão sobre
o lugar do professor como mediador e sujeito de reflexividade sobre sua própria prática, a de
lecionar.
Descrição:
SILVA, M. D. F. da. O xadrez como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.