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O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso

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dc.contributor.author Souza, Érika Rodrigues Andrade de
dc.date.accessioned 2019-12-11T16:25:42Z
dc.date.available 2019-12-11T16:25:42Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21314
dc.description SOUZA, E. R. A. de. O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Diante da realidade do aumento constante do número de crianças diagnosticadas com autismo, é urgente que se discutam questões voltadas à intervenção psicopedagógica junto a essa população. O cenário atual da educação inclusiva no sistema regular de ensino do nosso país aponta para a importância da capacitação dos professores, técnicos e de toda a equipe que compõe o corpo da escola tendo em vista a importância da intervenção desses profissionais. Nesse sentido, procedemos a um estudo de caso cujo desenvolvimento ocorreu através da análise de um atendimento terapêutico de uma criança autista em ambiente doméstico e que tinha como intuito superar as dificuldades que essa criança apresentava nos aspectos cognitivos, sociais e linguísticos. Nesse sentido, o objetivo geral desse artigo foi realizar uma análise dos avanços obtidos pela criança em questão ao longo de oitos sessões de atendimento, em um período de dois meses. Para abordar essa experiência, apresentamos uma breve discussão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), baseados em autores como Bandim (2010), Klin (2006), Mello (2003), Schwartzman e Araújo (2011), Facion (2007), entre outros, bem como refletimos sobre a importância da estimulação cognitiva na intervenção terapêutica multiprofissional nesses casos. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico, com perfil de análise qualitativa a partir de uma observação participante. O acompanhamento do caso em questão ensejou uma análise que revelou avanços progressivos apresentados pela criança a cada encontro de intervenção psicopedagógica, além da diminuição dos comportamentos disrupitivos, diminuição do quadro de inatividade, melhora no contato ocular, no brincar estruturado e compartilhado, melhora no seguimento de instrução e no limiar de espera e tolerância. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Psicopedagogia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


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