dc.contributor.author |
Alves, Jamille Lais de Brito Luna |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-11T16:42:09Z |
|
dc.date.available |
2019-12-11T16:42:09Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21317 |
|
dc.description |
ALVES, J. L. de B. L. Importância do brincar na educação infantil. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compreendendo a importância do brincar para a infância diante de uma perspectiva lúdica e
espontânea com respeito as diversidades, necessidades e interesses dos alunos, principalmente
porque as crianças aprendem brincando sem uma sistematização ou intencionalidade para o
ensino é que propomos um estudo com o tema “A importância do brincar na Educação Infantil”,
trazendo com objetivo geral o que pensam os professores sobre a importância do brincar na
Educação Infantil, sabendo que diversos saberes, experiências e conceitos são formulados,
desconstruídos e reelaborados diante das trocas realizada entre os alunos, favorecendo assim
para o desenvolvimento de valores morais, éticos e sociais de todos dentro da escola. Já os
objetivos específicos pretendem verificar quais brincadeiras os professores utilizam na
Educação Infantil e quais são as de maior interesse dos alunos; Relatar sobre a visão dos
professores com relação as vantagens do brincar na Educação Infantil; Verificar segundo a
opinião dos professores o favorecimento do brincar para a construção de saberes; E identificar
se os professores estão interessados em resgatar as brincadeiras antigas, como forma de
valorizar e preservar a cultura popular. Assim, a metodologia deste trabalho se baseia em uma
pesquisa bibliográfica nos estudos realizados por alguns especialistas como Barbosa (2011);
Brasil. (2017); Diniz (2013); Corsaro (2011); Fortuna (2011); Góes (2008); Gonzaga (2009);
Kishimoto (2010); Martins; Vasconcelos & Rocha (2017); Lima (2013); Revista Nova Escola
(2010); Além de Netigrafias tais como Brasil (2017); Marin & Penòn (2013); Valério (2018);
Velasco (2018), que defendem a brincadeira como um momento único e essencial para o
desenvolvimento da criança, em junção com um questionário semiestruturado aplicados com
professores que atuam em salas de Educação Infantil, como forma de compreender a presença
do brincar dentro dos espaços escolares. Durante a construção desse estudo concluímos que a
criança tem a necessidade de brincar, mas para os professores trata-se de uma sistematização
do conteúdo, porque enquanto adultos não há a sensibilidade de perceber as reais necessidades
e interesse dos alunos, capaz de considerar que a criança aprende brincando e que só é preciso
realizar intervenções significativas para promover o pleno desenvolvimento de todos os alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento de habilidades |
pt_BR |
dc.title |
Importância do brincar na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |