Resumo:
O objetivo deste artigo foi analisar a imagem veiculada pela empresa JBS em seus discursos, através da Análise do Discurso da Escola Francesa ligada a Michel Pêcheux. A JBS é uma empresa brasileira do ramo alimentício e que teve sua razão social investigada na Operação Carne Fraca em março de 2017. Para a tarefa de análise do discurso sustentado pelo grupo, foi selecionado como Corpus, um comercial da Seara, intitulado de “Seara Peraê – Cante com a gente”, veiculado no YouTube em 28 de maio de 2018 . É sabido que o grupo JBS sempre associa em seu Discurso propagandístico letras à sua marca, como por exemplo, o “F” de Confiança Friboi, o “Q” de qualidade da Seara, além de ter em seus comerciais, artistas famosos como garotos(as) propaganda. Como resultado, é possível afirmar que, apesar dos escândalos deflagrados por perícias policiais, operações da Polícia Federal e Ministério Público, a JBS sustenta o discurso do “Q” de qualidade, ignorando completamente o ocorrido com sua imagem enquanto empresa. Para o consumidor o discurso que se apresenta é perpassado como se nada houvesse ocorrido, permanecendo a idéia de um produto com a mesma qualidade.
Descrição:
OLIVEIRA, L. T. B. Peraê que a carne é fraca: a imagem da JBS através da análise de discurso do comercial SEARA. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]