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O presente artigo tem como objetivo apresentar as reflexões feitas, a partir de cada
etapa da experiência de uso de diários reflexivos por professores em formação e
como esses diários ajudam no desenvolvimento destes, analisar como estas
reflexões podem ser úteis para trabalhar o desenvolvimento de professores em
formação e como seus resultados influenciam no progresso do desenvolvimento.
Este artigo apresenta um estudo de caso, que se insere no modelo qualitativo
(DENZIN; LINCOLN, 2006), de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008)
e de natureza exploratória (PIOVESAN; TEMPORINI, 1995). Os estudos teóricos
foram feitos por meio de análises dos autores ZABALZA,1994 E 2004, LOREZZON
2017, SCHÖN 1992, entre outros. A coleta de dados se deu por meio de um diário
reflexivo produzido por uma professora em formação, do curso de Licenciatura em
língua Inglesa, na experiência do estágio supervisionado em uma turma de ensino
médio em uma escola pública da Paraíba. O arremate conclusivo deste trabalho
revela que escrita dos diários reflexivos tem importante relevância para o
desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos professores em formação,
visto que estes, além de aprimorar as práticas docentes, possibilitam a reflexão
pessoal, influenciando na identidade pessoal do professor em formação. |
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