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Abordagem do gênero seminário no livro didático de língua portuguesa

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dc.contributor.author Silva, Bruna Mayara Ferreira da
dc.date.accessioned 2019-12-16T16:25:51Z
dc.date.available 2019-12-16T16:25:51Z
dc.date.issued 2019-12-11
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21351
dc.description SILVA, B. M. F. da. Abordagem do gênero seminário no livro didático de língua portuguesa. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem natureza didática, pois discorre sobre a necessidade de sistematizar atividades, no contexto escolar, acerca dos gêneros orais formais da esfera pública. Nosso enfoque é o seminário escolar, já que o estudo sistemático desse gênero pode mobilizar saberes importantes para que o aluno seja proficiente na adequação da fala ao contexto comunicativo. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o tratamento concedido ao gênero seminário em livro didático de Língua Portuguesa. Especificamente, objetiva-se avaliar uma proposta de produção do gênero seminário, do LD Livro didático de Língua Portuguesa, que compõe a coleção Português: trilhas e tramas, desenvolvida por Sette et. al., (2016). Para tanto, segue-se arcabouço teórico fundamentado em Bortoni-Ricardo (2014), Goulart (2005), Marcuschi (2010), Meira e Silva (2013) e Schneuwly e Dolz (2010). A metodologia empreendida se situa na área da Linguística Aplicada, com base em Moita Lopes (2006), ao ser desenvolvida em pesquisa qualitativa que se preocupa com as problematizações de uso linguístico e didático do gênero em cena. Nesse ínterim, foram sistematizadas as categorias de análise: (1) atividades de preparação para a produção do gênero; (2) realização do gênero; (3) avaliação e (4) socialização. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o Livro didático analisado apresenta proposta satisfatória para o ensino do seminário escolar. Observamos, ainda, que o modelo didático abordado coaduna com os pressupostos teóricos para a didatização do referido gênero, ao passo que também se alinha ao que preconiza os documentos oficiais, no que diz respeito ao tratamento que deve ser dirigido aos gêneros orais formais da esfera pública. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. M. Clara Regina Rodrigues de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Seminário escolar pt_BR
dc.subject Gênero oral pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Abordagem do gênero seminário no livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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