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A presente pesquisa tem natureza didática, pois discorre sobre a necessidade de
sistematizar atividades, no contexto escolar, acerca dos gêneros orais formais da
esfera pública. Nosso enfoque é o seminário escolar, já que o estudo sistemático
desse gênero pode mobilizar saberes importantes para que o aluno seja
proficiente na adequação da fala ao contexto comunicativo. Diante disso, o
objetivo geral deste trabalho é analisar o tratamento concedido ao gênero
seminário em livro didático de Língua Portuguesa. Especificamente, objetiva-se
avaliar uma proposta de produção do gênero seminário, do LD Livro didático de
Língua Portuguesa, que compõe a coleção Português: trilhas e tramas,
desenvolvida por Sette et. al., (2016). Para tanto, segue-se arcabouço teórico
fundamentado em Bortoni-Ricardo (2014), Goulart (2005), Marcuschi (2010), Meira
e Silva (2013) e Schneuwly e Dolz (2010). A metodologia empreendida se situa na
área da Linguística Aplicada, com base em Moita Lopes (2006), ao ser
desenvolvida em pesquisa qualitativa que se preocupa com as problematizações
de uso linguístico e didático do gênero em cena. Nesse ínterim, foram
sistematizadas as categorias de análise: (1) atividades de preparação para a
produção do gênero; (2) realização do gênero; (3) avaliação e (4) socialização. Os
resultados obtidos nos permitiram concluir que o Livro didático analisado
apresenta proposta satisfatória para o ensino do seminário escolar. Observamos,
ainda, que o modelo didático abordado coaduna com os pressupostos teóricos
para a didatização do referido gênero, ao passo que também se alinha ao que
preconiza os documentos oficiais, no que diz respeito ao tratamento que deve ser
dirigido aos gêneros orais formais da esfera pública. |
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