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Este trabalho busca analisar a carga simbólica dos videogames através da teoria semiótica de
Peirce com o estudo do jogo Shadow of the colossus de Fumito Ueda e o Ico team3, através de
um modelo de análise semiótica, compreendendo como o videogame pode, além de distrair,
demonstrar ideologias, símbolos e índices que se referem, indicam ou alegorizam outras obras
importantes, transmitindo informações, enriquecendo seu enredo e trazendo novos
significados às escolhas artísticas do jogo, que está atualmente em sua terceira edição, refeita
para o console moderno Playstation 4 lançado em 7 de fevereiro de 2018. A análise é baseada
em três pontos principais: a compreensão dos ícones que referenciam histórias advindas de
religiões e crenças, a verificação das simbologias atreladas a animais ou crenças e a
interpretação desses elementos dentro da narrativa do jogo, verificando qual mensagem ele
passa do início ao fim. O estudo objetiva servir de referência para mais pesquisas referentes
aos aspectos semióticos dos games, com fundamento teórico em Peirce principalmente, mas
também em outros autores que trabalham com a semiótica Peirceana. |
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